No início do mês de Novembro o Circocan teve seu projeto de Formação Contínua em Circo selecionado pelo Prêmio Carequinha 2015 – edital da FUNARTE que visa fomentar e estimular o circo no Brasil. Com a contemplação, em 2016 o Circocan oferecerá 15 bolsas integrais para formação artística em circo na sua sede no Jurerê Sports Center em Florianópolis/SC, expandindo o projeto iniciado em 2014 e que agora vai para sua segunda edição.
GPAC e Cia. Circocan em espetáculo no Teatro Pedro Ivo.
Desde 2013 o Circocan passou a direcionar seus investimentos na qualificação da sua equipe e estrutura, visando a abertura do programa de formação artística em circo. A ideia tomou forma no mesmo ano com a criação GPAC, grupo que visava a pesquisa e performance em circo através de vivências artísticas múltiplas.
Em Setembro de 2014, formalizou-se o primeiro grupo de preparação artística, projeto piloto visando a qualificação profissional com o desenvolvimento da linguagem circense. Após meses de aulas, treinos, oficinas de criação e ensaios, em Junho de 2015 o grupo apresentou seu espetáculo de graduação "Entrefins", no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis. Todo o processo pode ser assistido no documentário Entrefins (assista aqui).
Cena final do Entrefins – Espetáculo de encerramento do programa 2014.
O sucesso da primeira edição levou a inscrição do projeto no edital federal da Funarte, que dentre 200 projetos selecionou a Formação Contínua no Circocan como um dos vencedores. Com o apoio do edital, a sede do Circocan em Florianópolis oferecerá 15 bolsas integrais de estudo/treinamento para a próxima edição de seu programa de formação, que tem início previsto para Janeiro de 2016.
As vagas estão abertas para interessados de todo o país. Podem se inscrever artistas (profissionais ou amadores) de circo, dança, teatro, acrobacias (ou outras linguagens artísticas), que busquem aprofundamento no circo e tenham disponibilidade de morar em Florianópolis de Janeiro a Julho de 2016.
Durante o programa de formação os 15 selecionados passarão por um treinamento intensivo (20 horas semanais), que envolverá preparação corporal, aprofundamento em acrobacias de solo, aéreas, trapézio voador, acrobacias coletivas e desenvolvimento artístico. O projeto conta ainda com a participação de dois técnicos internacionais que virão para um workshop de 15 dias. O encerramento da formação artística ocorre no final do semestre com a produção de um espetáculo com a participação dos bolsistas, e que será apresentado em Florianópolis e Curitiba.
Estrutura de treinamento do Circocan em Floripa / Bastidores do Entrefins, momentos antes de entrar no palco.
PROCESSO SELETIVO
Os interessados devem enviar até o dia 19 de dezembro de 2015 no email formacao@circocan.com.br a ficha inscricao candidatos preenchida e com link para vídeo de apresentação pessoal (instruções para vídeo na ficha de inscrição). No dia 19 de dezembro de 2015, sábado, às 14h, o ginásio do Circocan em Florianópolis abre suas portas para os candidatos que quiserem fazer audição presencial (dispensa a necessidade do vídeo de apresentação pessoal).
Amadores e profissionais envolvidos com artês cênicas, acrobacias e atividades relacionadas que buscam se aprofundar no circo e tenham pelo menos 16 anos de idade podem se inscrever.
Após o recebimento de todas as inscrições no prazo determinado, será divulgada a lista dos 15 bolsistas em até 5 (cinco) dias. O início do programa de Formação está previsto para 18 de Janeiro de 2016, sujeito a alteração.
Caso algum aluno selecionado não compareça (e nem justifique sua ausência) na primeira semana de curso, serão chamados os candidatos melhores classificados em lista de espera.
Em caso de dúvida ou informações adicionais entrar em contato pelo telefone (48) 9113-4990 ou pelo email formacao@circocan.com.br