A Companhia Artística Circocan deu seus primeiros passos logo na fundação da escola, realizando eventos e performances pontuais. Ao longo dos anos, com a profissionalização e crescimento da equipe, os participantes foram sendo convidados para participação em comerciais de TV, atuando como atores, acrobatas e dublês.
Dentre comerciais, especiais de fim de ano, cenas de ação e participação em programas de TV a Companhia passou a se tornar referência na produção e consultoria na área. Além da indicação de artistas, o know-how levou a equipe do Circocan à consultoria de rigging e criação de projetos especiais.
Em 2013 foi criada oficialmente a Cia. Artística Circocan, formada por profissionais das mais diferentes influências, como circo, ginástica, dança contemporânea, ballet, teatro.
AO TEMPO
O primeiro grande espetáculo da Cia. Artística Circocan não poderia ter sido mais especial. A estréia foi na noite de Reveillon numa produção “aquática” em que acrobatas e artistas saiam de dentro da piscina para execução de seus números circenses.
A produção chamada “Ao Tempo”, reconstrói as memórias de um casal de palhaços, que com suas ricas histórias trazem a tona a emoção e magia dos artistas circenses antigos.
Enquanto revivem suas memórias e, inspirados em texto de Mário Quintana, refletem sobre o tempo perdido e a eterna falta dele em nossas vidas, acrobacias no solo e nos ares ilustram suas lembranças num show de habilidade, força, flexibilidade e emoção.
Após sua estréia no Reveillon dentro da piscina, o espetáculo Ao Tempo foi adaptado para palco italiano, podendo assim rodar e ser apresentado em diferentes locações. A produção hoje é repertório permanente da Cia. Artística Circocan, e pode ser contratada para performances em teatros e eventos.
METAMORFOSE
Em dezembro de 2014, mais uma criação da companhia especialmente para o Reveillon do Hotel Jurerê Beach Village em Florianópolis. O espetáculo Metamorfose retoma momentos marcantes na história do circo, retratados de maneira emotiva e alegre, envolvendo os espectadores numa jornada repleta de música, circo e reflexões sobre as mudanças e evoluções da vida. Veja o trailler:
Em 2011 a equipe do Circocan foi chamada pela RPC TV (afiliada a Rede Globo no Paraná) para participar do primeiro filme rodado no Brasil em 3D, exclusivamente com atores de carne e osso. A produção contava a história de Caio (Alexandre Nero), que envolvido num dilema amoroso, buscava o recorde sul-americano de travessia na corda bamba. Os profissionais do Circocan atuaram nas cenas de ação como dublês e também em toda a assessoria de instalação e operação da high line. A versão 2D pode ser vista aqui.
Alguns meses depois a equipe Circocan novamente foi chamada em produções televisivas, desta vez para protagonizar a campanha da IRA! Motoparts “Com IRA! dá”. Como protagonistas/atores, até como dublê nas cenas de ação e risco alto, o centro de toda a campanha foram os acrobatas e artistas do Circocan. A série completa pode ser vista no nosso canal do youtube clicando aqui.
O mais recente e produzido trabalho da equipe foi para a marca Duetto, com o filme “Encurralado”. A superprodução mostra a fuga de um agente secreto de dentro de um Castelo, e ficou em veiculação por dois anos na TV aberta em toda região Sul do Brasil. Após se ver encurralado pela perseguição, a única escapatória do ator (protagonista membro da equipe Circocan) é um salto pela janela a mais de 7m de altura, inspirado na série Missão Impossível. Novamente a participação da equipe se deu com o ator principal do filme e a consultoria para cenas de ação e risco. Assista aqui!
Em 2015 o Grupo de Preparação Artística do Circocan reuniu alunos em desenvolvimento para um projeto que unia a formação de artistas da escola com a criação da Cia Artística. A iniciativa foi retratada no documentário “Entrefins”.
Criação original da Cia Circocan, com direção de Nickolle Abreu, o espetáculo estreou em Florianópolis em Março de 2019, e realizou diversas apresentações em hotéis, eventos e Teatros da região. Em Julho e Agosto de 2019 fez turnê nos Estados Unidos com apresentações em Maine.
O Espetáculo MESMO, criação autoral da Cia Circocan com direção de Nickolle Abreu, estreou em Julho de 2022 no Camp Medolark, um acampamento artístico para crianças e adolescentes nos Estados Unidos.
Em Outubro de 2022 fez sua estreia no Brasil no Festival de Circo de Floripa, e em Novembro realizou uma turnê com 10 apresentações em escolas públicas pelas cidades do Norte do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura. Ainda em Novembro, fez uma apresentação no UR ONU com o Banco Mundial.
Em Janeiro de 2023 realizou a abertura do Prêmio Desterro, Festival de Dança, com 3 apresentações. Em Julho deste ano, voltou a realizar duas apresentações no Camp Medolark, além de uma no Museu de Ciências de Boston.
O espetáculo de 50 minutos é composto por 7 artistas multidisciplinares que, através de dinâmicas que enfatizam as relações de confiança entre os integrantes, abrem um diálogo de exploração das possibilidades acrobáticas e imagéticas utilizando-se de diversas modalidades.